segunda-feira, 25 de maio de 2009

Magnífica Sala de Jantar Eclética







Opulento Mobiliário de Sala de Jantar



No final do século XIX, uma nova estética arquitetônica começa a se impor na Europa - o Ecletismo. Este estilo foi prontamente adotado pela burguesia, já que bem atendia aos seus desejos e necessidades - modernidade, progresso, conforto e melhoria do padrão de vida. Graças às exigências da classe burguesa, a arquitetura residencial evoluiu na parte técnica com a planta, e as instalações sanitárias, principalmente, recebem tratamentos inovadores. Os equipamentos e serviços urbanos como hotéis de maior porte, grandes lojas, escritórios, bolsas de valores, bancos, teatros, sedes de governos, repartições públicas foram construções privilegiadas pelo novo estilo, que se tornou um grande modismo. A arquitetura, e também as artes decorativas, incluindo-se o mobiliário, passavam a ser, naquele momento, um instrumento de demonstração de poder de uma classe social.

Para atender a tantas aspirações e exigências para a satisfação das necessidades da classe burguesa, o ecletismo adotou os mais variados elementos decorativos, sem preconceitos de épocas e de culturas. Os mais variados estilemas foram utilizados: florões, ordens gregas, cariátides, talantes, máscaras, folhas de acanto, cartelas, rosáceas e capitéis variadíssimos, chegando a insólitas combinações


Este mobiliário pertence ao Ecletismo Opulento que é o auge da miscelânea de estilos, como diz Carlos Lemos, historiador da arte. O Ecletismo tolera tudo, é a licença para a criação. São recriações e combinações de formas elaboradas ao longo dos séculos pela arte européia.
Mobiliario pertencente ao início dos anos 40













Nenhum comentário:

Postar um comentário